sábado, 30 de julho de 2011

CHILE

Pessoal, ando meio ausente, pois resolvi fazer deste blog uma troca de experiências... Então quando alguém voltar de viagem com dicas dos locais eu posto alguma coisa...

Semana passada estive no Chile com minhas amigas de faculdade!!! Para celebrar a união de outra amiga que conheceu um Chileno e se mudou para Santiago... Fiquei somente 4 dias, mas valeu super a pena!

CIA AÉREA
Tam SP - Santiago. Em julho vôos lotados, para sair o vôo atrasou 1 hora e para voltar saiu no horário. 
Gol - Navegantes -SP (todos pontuais)


RESTAURANTE
Giratorio - o restaurante fica no alto de um prédio, ele fica girando enquanto você come, assim você tem uma vista linda e de 360 graus da cidade. A comida é muito boa, mas o atendimento não é dos melhores (pelo menos o meu garçom era bem mal humorado). Atenção: fazer a reserva com antecedência!


Como Água para Chocolate: queria muito ter ido, pois todo mundo fala super bem deste restaurante, mas não conseguimos fazer a reserva. Tente fazer a reserva com antecedência também.


Donde Augusto: Este restaurante fica no mercado público, bom há controvérsias, várias pessoas indicam, a minha amiga foi, amou e recomendou... Eis que eu fui e não gostei, atendimento péssimo tão péssimo que me recusei a pagar a propina (gorjeta). O forte deles é frutos do mar... eu pedi um Congrio e não estava bom... pedi um suco de uma fruta deles típica que também não gostei (parecia suco de soja de pera). Enfim minha experiência lá não foi das melhores. Mas não vou ser injusta, o restaurante vive lotado, e o forte deles é a Centolla (caranguejo grande). Enfim é um restaurante típico da cidade, super famoso, mas a minha experiência não foi das melhores, creio eu pois o restaurante estava completamente lotado e eles não deram conta de atender todo mundo satisfatoriamente.


Esses são os mais famosinhos, mas existem vários, é uma cidade enorme, no shopping Arauco há vários restaurantes na parte externa uma delícia o ambiente.  Além disso na cidade tem espalhados os fast foods mundialmente famosos, Mc Donalds, Burger King, Ruby Tuesday, Starbucks, Pizza Hut etc.


CITY TOUR
Bom eu aconselho pegar aquele ônibus de dois andares que tem em quase todas as cidades turísticas, no Chile o nome dele é Touristik. Ele para em 13 pontos turísticos e funciona das 9:00 - 18:00. Eu paguei $18000 (equivale a R$61,20) 
Passa pelo centro histórico, museus, shopping Arauco entre outros, dá para tirar um dia para fazer este city tour. Não deixem de ir na Catedral é simplesmente MARAVILHOSA, a igreja por dentro e deslumbrante!!!

CERRO SAN CRISTÓBAL
(o Touristik também para lá), vale muito a pena ir, você pode subir de funicular ou a pé. Bom é super alto, eu fui de funicular é uns $2000. (R$ 6,80). A vista lá de cima é indescritível, o lugar passa uma paz que eu não consigo descrever, é incrível!!! Tem uma vista maravilhosa da cidade que contrasta com o branco da neve nas Cordilheiras. Já lá em cima você sobe mais umas escadas e chega na deslumbrante imagem de Virgem Maria... você NÃO pode deixar de passar lá é muito bonito! Lugar super energizado!
Ainda no mesmo local há um Zoológico (mas eu não fui). 

CORDILHEIRA
Bom se você vai no inverno não pode deixar de subir a Cordilheira e ver a vista deslumbrante da neve. Existem várias estações de Ski, as 3 mais conhecidas são Farellones (minha amiga foi e não gostou), El Colorado (onde os chilenos vão) e Valle Nevado ( a mais famosa e cara). 
- Transporte: tem várias excursões que levam até a montanha (em média $25000). Eu e meus amigos contratamos um motorista e pagamos no carro $120000 (como estávamos em 5 saiu $20000 para cada, mas como o motorista era muitooooooooo gente boa, carregava nossos equipamentos, parava onde a gente queria para tirar foto entre outras gentilezas pagamos $25000  cada pois decidimos dar gorjeta).
- Roupas: se você não tem roupas e sapatos impermeáveis você precisa alugá-los. O nosso motorista parou em um lugar antes de subir a montanha pois é mais em conta (se você for alugar calça, casaco, sapato, luva, goggle e equipamentos de ski sai em média uns $40000, mas se você alugar no topo da montanha é bem mais caro)
- Para esquiar sai em média $25000 meio dia ou $33000 o dia inteiro
- Para subir há inúmeras curvas, não aconselho ir dirigindo, as curvas são super fechadas e há gelo na pista, se tiver muito gelo você precisa colocar corrente nos pneus, pelo sim pelo não melhor ir de motorista!
Mesmo se você não esquia vale a pena subir a montanha pelo visual maravilhoso!!!


MOEDA
Peso Chileno
$1000 pesos equivalem a R$3,40 
Dolar é aceito em alguns lugares, mas não em todos
Eu levei aqueles cartões de débito Visa eu coloquei dólar aqui no Brasil e ele se convertia em peso no Chile. Aceita em todos os lugares e é mais seguro que andar com dinheiro. 


HOTEL
Eu fiquei no Torremayor 
Adorei o hotel, limpo, confortável, super bem localizado (Providencia, bairro super seguro), próximo ao metro, funcionários mega atenciosos.
Fiz a reserva pelo booking.com (vale a pena, pois é mais barato que fazer a reserva direto com o Hotel)
Reserve uns dólares para pagar o hotel, porque se for pagar em peso você tem que pagar umas taxas do Chile, e se pagar em dólar ou cartão de crédito esta taxa não é cobrada.


BEBIDAS - Super Recomendo
Não alcóolica: Suco de Framboesa 
Alcóolica: Pisco Souer


METRO
É super simples de usar, é barato e rápido. Mas evite pegar em horário de pico, porque como em toda cidade grande é aquele "movimento".


COMPRAS
Tem para todos os bolsos, desde Louis Vuitton e Armani a lojas de departamento que fazem a loucura da mulherada, as mais famosas são Ripley, Falabella e Paris (mas estas lojas vendem marcas famosas também).
Ah e para os amantes do esporte tem o MallSport (sim um shopping só com artigos esportivos).


NÃO DEU TEMPO
Como só fiquei 4 dias, deixei de fazer várias coisas... Vinícula, Vinha del Mar, fazer compras com calma, ir em alguns restaurantes que queria muito ir... O ideal é sempre fazer um planejamento das coisas que você mais quer fazer, mas não gosto de excursões, aquelas que você tem que ver mil coisas em um dia com cada passeio cronometrado, pois gosto de liberdade quando viajo, gosto de fazer as coisas no meu tempo, afinal viagem é para se divertir e relaxar!!!


Enfim, é uma viagem excelente, a cidade é maravilhosa, arborizada, pessoas educadas, tudo muito limpo, lojas ótimas, lugares lindos e ainda de prêmio é cercada pela maravilhosa Cordilheira!!! Amei e quero voltar!!!


 Vista da Cordilheira

Vista aérea Cordilheira

Parque das Esculturas

El Colorado

Snowboard

Vista na Cordilheira, mesmo para quem não esquia vale a pena ir

Os prédios são super modernos

Parque Arauco - Shopping

Funicular

Vista Santiago

Virgem Maria

Virgem Maria



Palácio de La Moneda

Restaurante Giratório

Contagem das curvas na Cordilheira, são 41 curvas

Subindo a Cordilheira

Hapinness is only real when is shared

Enjoy your trip!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário