quinta-feira, 20 de maio de 2010

DICAS ONLINE

Ok, decidi viajar, mas e agora compro tudo através de uma agência de viagens ou site? Bom, há controversias sobre o assunto, mas isso é uma questão muito pessoal. Por isso dividi este assunto em dois dias, hoje darei dicas - pró e contras - para quem quer viajar comprando tudo pela internet. Amanhã farei o mesmo mas falando das agências de viagens.
Abaixo estão listadas algumas vantagens e desvantagens sob o meu ponto de vista isto é uma análise crítica pessoal.

VANTAGENS: facilidade, preços diferenciados - geralmente abaixo da média das agências, pagamentos parcelados, rapidez na compra, você pode pesquisar e comparar o preço  de várias empresas em tempo real.

DESVANTAGEM: você precisa confiar muito no site que está comprando e passando o seu cartão de crédito, você não tem as dicas de pessoas especializadas como agentes de viagens, você precisa entender outros idiomas, para não cometer nenhum erro (para o caso de compras internacionais), se alguma compra ou reserva der errado você tem que resolver tudo sozinho.


QUAIS OS MELHORES SITES DE LOW-FARES (CUSTO BAIXO)?

www.skyscanner.com.br
O buscador rastreia as passagens mais baratas entre low-cost, hotéis e aluguéis de carro. Tem em português e vários outros idiomas.

www.wegolo.com
Rastreia as passagens mais baratas em vários sites de baixo custo. (Em inglês.)

PASSAGENS BARATAS

www.kayak.com
Com um eficiente sistema de busca, rastreia os preços mais baixos nos sites de 440 companhias aéreas e agências de turismo. Quem não sabe para onde ir pode usar uma ferramenta chamada Buzz, que reúne sugestões de viagens baseadas nas tarifas mais baixas encontradas em buscas recentes. Com serviço gratuito, envia informações para o seu e-mail sobre a oscilação de preços da passagem procurada. (Em inglês.)

www.decolar.com.br
Apesar de vender pacotes, diárias de hotéis e locação de carro, seu forte é mesmo a venda de passagens rastreadas em sites de 750 companhias. Diferentemente do Submarino Viagens, o principal concorrente, mostra as taxas que serão pagas na compra da passagem assim que o buscador encontra as opções. No Submarino, isso só acontece na tela seguinte. Em seu canal de ofertas, informa quando acontecerão promoções.

www.flycheapo.com
Para descobrir quais são as companhias de baixo custo que fazem determinada rota, basta colocar seu ponto de partida e de chegada que o site faz a busca em 45 empresas aéreas de baixo custo européias. O Flycheapo tem também um noticiário sobre o mundo das low-costs, que traz as últimas informações sobre as empresas aéreas. (Em inglês.)

www.attitudetravel.com
Traz links para os sites de todas as low-costs da Europa, informações sobre as tarifas mais baixas para viajar de trem e ônibus pelo continente, dicas de viajantes e ainda indica as companhias de baixo custo que voam na Ásia, na Austrália, no norte da África e no Oriente Médio. O ponto fraco é que, com tamanha quantidade de links, a navegação fica confusa. (Em inglês.)

INFORMAÇÕES SOBRE AVIÕES, AEROPORTOS E CIAS

www.seatguru.com
Com 350 plantas de aviões de 50 companhias aéreas, o site traz informações sobre todos os assentos da aeronave e alguns comentários sobre os serviços de bordo. (Em inglês.)

www.sleepinginairports.net
Com a opinião de quem conhece a situação, o site criou um ranking dos melhores e dos piores aeroportos para passar a noite. Já são mais de 5 mil resenhas on-line. Entre os critérios avaliados está, por exemplo, o apoio de braço dos bancos (eles podem arruinar a soneca). (Em inglês.)

www.airlinequality.com
A página traz a opinião de passageiros sobre 560 aeroportos e 545 companhias do mundo todo. Em parceria com a World Airline Entertainment Association (WAEA), o site conduz pesquisas que classificam os melhores e os piores aeroportos do mundo. Sua própria equipE avalia, e classifica, empresas aéreas do mundo todo. (Em inglês)

MAPAS E ROTAS

www.viamichelin.com
Traz mais de 1,5 milhão de quilômetros esquadrinhados em 42 países europeus e destaca os endereços recomendados pelo Guia Michelin.

RESERVA DE HOTÉIS

www.booking.com
Como é maior site de reservas, tem 45 mil endereços em mais de 10 mil destinos. Uma boa vantagem é que não cobra taxa de reserva. Em diversas buscas trouxe as melhores tarifas, com diferença de até R$ 90 em relação às diárias do hotels.com.

www.hotels.com
Como é com 12 500 estabelecimentos em 350 destinos, o banco de dados é bem menor que o do concorrente acima. Mas conta com ótimas ofertas de descontos nas diárias que podem chegar a 70%.

www.euro-hotels.com
Como é em parceria com a agência de turismo on-line Orbitz, o site rastreia o preço das diárias em 7 mil hotéis de 28 países da Europa. Ao fazer uma reserva, o cliente acumula pontos, como em um programa de milhagem, que se revertem em descontos nas tarifas ou até em diárias de graça. (Em inglês.)

HOSTEL / ALBERGUES

www.hihostels.com
Na página da Hostelling International, a associação mundial de hostels, dá para fazer reservas nas unidades da rede e conhecer a avaliação de hóspedes. Para ser listado, o hostel precisa cumprir regras, como ter uma área segura para bagagem. (Em inglês.)

www.europefamoushostel.com
Para fazer reservas nos 20 albergues mais badalados da Europa – nenhum deles está no site da Hostelling International –, como o Pink Palace, na Grécia, famoso por suas festas. Se estiverem lotados, clique no link More, em Rest of Europe. (Em inglês.)

AGENDAS CULTURAIS

www.whatsonwhen.com
Para saber a boa da semana e do fim de semana. Trata-se de um guia atualizado de festas, competições e celebrações em 143 países. (Em inglês.)

SITES DE VIAGEM

www.fodors.com e www.frommers.com
O forte desses dois guias americanos é a indicação de hotéis, restaurantes e atrações no mundo todo. No Fodor’s, além de avaliação da equipe, há também a crítica de internautas.(Em inglês.)

www.lonelyplanet.com
Pela quantidade de mensagens no fórum Thorn Tree, logo se vê que a troca de dicas entre os viajantes é o ponto forte. O canal Travel Stories traz relatos de viagens. (Em inglês.)

PACOTES

www.expedia.com
É um dos mais conhecidos conglomerados de ofertas de viagens. Além de pacotes, vende também passagens aéreas e cruzeiros, faz locação de carros e reservas em hotéis. Um de seus pontos fortes é a quantidade de promoções.(Em inglês.)

www.lastminutetravel.com
Essa agência on-line rastreia as melhores ofertas de última hora para pacotes de viagens e também passagens aéreas. Quem já sabe o destino pode ir direto ao Speed-book. Precisando de inspiração? Em Destinations aparecem as últimas ofertas dos destinos mais populares. (Em inglês.)

www.submarinoviagens.com.br
É uma agência on-line brasileira, com funções bem similares às do expedia.com. Mas, diferentemente do site americano, parcela a viagem em até dez vezes sem juros. Com a ferramenta Web-check-in, é possível fazer o check-in on-line em 11 companhias aéreas.

CONVERSÃO DE MOEDAS / LIGAÇÕES INTERNACIONAIS / FUSO HORÁRIO

www.oanda.com
Para conversões em 164 moedas, clique em FXConverter. Em FXCheat- Sheet está uma tabela para imprimir com várias quantias, como 5, 10 ou 100, revertidas na moeda de seu destino. (Em inglês.)

www.embratel.com.br
Nos canais Ligar do Exterior para o Brasil e Ligar do Brasil para o Exterior, há uma lista de códigos telefônicos do mundo inteiro. Também é possível calcular o valor de uma chamada internacional para o Brasil.

www.timeanddate.com
Mostra o horário em várias cidades, calcula distâncias no mapa-múndi e até a hora que o sol vai nascer ou se pôr na semana seguinte. (Em inglês.)

Bom, acho que dá pra se divertir né! Conforme eu for descobrindo mais sites eu vou postando

As dicas foram tiradas do site abaixo. Mas entrei em todos os sites e dei uma atualizada nas infos.
http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/antesdeviajar/va_antesdeviajarInt_284824.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário