quarta-feira, 9 de junho de 2010

DICAS ESPECIAIS - PARIS

Já conhecemos os principais pontos turísticos, já sabemos o que comer, agora vou dar umas dicas especiais para quem vai para Paris a primeira vez...

  • Franceses: há uma fama que os franceses são antipáticos. É, realmente eles não fazem o gênero hospitaleiro, não espere deles muita simpatia. É comum você perguntar em inglês e eles responderem em francês (mesmo entendendo o que você disse)!!! Mas se você fala alguma coisa em francês ou ao menos tenta falar, aí sim você quebra o gelo deles e eles viram uma simpatia (Toda regra tem sua exceção)!
  • Se você é menor de 25 anos ou maior de 60: preste atenção que você tem direito a muitos descontos. No metro, na passagem de trem, entrada de museus e de alguns pontos turísticos. Fique atento!!!
  • Metro: é muito fácil se locomover através de metro em Paris. Eles possuem a linha 1 ou amarela que só para nos pontos turísticos. Sai mais barato se você comprar o ticket por mais dias. Você pode comprar para usar um dia, uma semana, finais de semana, etc. Conforme a dica acima se você é menor de 25 anos ou maior de 60 você tem desconto. A maioria dos pontos turísticos possui metro bem próximo. Não esqueça. Paris é uma cidade enorme, então evite horários de pico como 7 / 8 da manhã e 5 / 6 da tarde!!! Para os baladeiros detalhe importante eles não são 24 horas! Não joguem o tkt de vocês no lixo, mesmo que você já tenha entrado no metro, pois muita gente pula a catraca para não pagar e às vezes ficam policias e fiscais de plantão na saída do metro. Se você não tiver o tkt para comprovar que você pagou, eles te aplicarão uma multa de uns 60 euros em média
  • Passeio: para quem não se sente confortável em andar de metro, eles possuem um ônibus de 2 andares que passa em todos os pontos turísticos da cidade. O nome dele é Car Rouge (ônibus vermelho). São vários ônibus que ficam circulando o dia inteiro. Você pode fazer o passeio sem descer, ou parar quantas vezes desejar nos pontos que quiser. Há um guia interativo em diversos idiomas que vai explicando e contando a história de cada ponto turístico. O preço dele para 2 dias é 24 euros. É uma ótima opção para quem não fala outros idiomas. Se você quiser comprar o tkt no site é mais barato confira: http://www.carsrouges.com/content/Existe também o passeio de Barco no Rio Sena, que passa pelos pontos turísticos, mas neste passeio você vê os locais de longe.
  • Hotéis / Hostel (albergues): cuidado ao escolher onde vai ficar pois alguns hotéis e albergues não oferecem quarto com banheiro. A rede Formule 1, por exemplo, não possui banheiro no quarto em alguns hotéis da cidade... O preço é mais em conta, mas o banheiro é por andar... E na maioria o café da manhã você paga a parte. Por isso pare em uma Boulangerie (padaria) que sai mais em conta!
  • Aeroporto: se você vai chegar no Aeroporto Charles de Gaulle, ele não fica dentro de Paris. Algumas agências oferecem translado, mas se não é o seu caso você pode pegar um táxi que fica em média uns 60 euros até a Torre Eiffel por exemplo ou se você preferir você pode pegar o trem que já é interligado com o metro. Você paga uns 10 euros pela passagem, você compra o tkt dentro do aeroporto mesmo e o trem sai lá de dentro.
  • Segurança: no geral a cidade é segura, mas cuidado nunca é demais, principalmente em locais muito cheios como metro em horário de pico por exemplo.
  • Caminhe a pé, coma um crepe de nutella com banana, tire muitas fotos, tome um champagne, aprecie cada local pois todos possuem muitas histórias, sente num café, compre uma baguete e um vinho e sente na grama da Torre Eiffel perto do anoitecer e aprecie o espetáculo!!!!

Bon Voyage mes Amis....






Nenhum comentário:

Postar um comentário